ROTEIRO PARA PROJETO
COMO APRESENTAR O PROJETO MISSIONÁRIO PARA AMI
(Modelo de roteiro para montagem do Projeto)
01- CAPA: NOME DO PROJETO:
A sugestão é que o Projeto tenha o nome da cidade ou do Bairro onde a igreja será implantada.
02- APRESENTAÇÃO PESSOAL E FAMILIAR:
Dados pessoais, nome, idades do candidato e de todos os membros da família, local onde nascimento, profissão, etc..... Anexar ao projeto: xerox dos documentos: RG (do casal), CPF (do casal), Certidão de Casamento, Diploma do Curso de Teologia, Certificado de Ordenação ou a Ata da Igreja em que foi ordenado.
03- IGREJA ENVIADORA:
Nome da Igreja, do pastor, endereços da igreja e do pastor (Postal, e-mail, site ou blog da igreja, telefones). Carta de recomendação do missionário para a AMI assinada pelo Pastor.
03- TESTEMUNHO DE SALVAÇÃO E CHAMADO:
Do candidato e da esposa separado. Mencionar época ou data da conversão, do batismo, onde foi convertido e batizado cada um dos dois. Incluir testemunho de conversão da esposa e atestar seu apoio ao marido.
04- FORMAÇÃO EDUCACIONAL E TEOLÓGICA:
Mencionar cursos de formação educacional, profissionalizantes e teológicos. No caso da formação teológica, mencionar o período de estudos, nome e local da escola com a informação o mais completa possível. Anexar xérox do diploma da formação teológica.
05- MINISTÉRIOS:
Fazer um breve histórico de sua vida ministerial. Locais, circunstâncias, atividades, igrejas ou missão. Incluir os trabalhos em sua igreja local, tais como, professor, coral, música, etc. IMPORTANTE: Incluir uma cópia do certificado de ordenação ou ata da igreja em que foi ordenado.
06- O LOCAL DO PROJETO:
Características do lugar: População, condições sociais, culturais, religiosas. Localização em relação à capital do Estado, região, etc. Visitar o campo para verificar as possibilidades e necessidades e fazer um relatório para ser anexado neste projeto.
07- DESCRIÇAÕ DO PROJETO:
Todo projeto através da AMI deve resultar na implantação de igrejas. Portanto, a descrição do Projeto deve incluir como o missionário trabalhará para chegar ao ponto de organizar igrejas.
08- CRONOGRAMA
Para desenvolver um projeto é necessário que haja um cronograma. O candidato deverá incluir nesta parte, as diversas fases em que ele pretende desenvolver para alcançar seu objetivo. Deve haver uma sequência lógica a ser seguida e o tempo estimado para cada fase. A primeira fase, logo depois de ter o projeto aprovado pela AMI será a de levantar o sustento. O tempo desta fase pode variar entre dois a quatro anos, dependendo dos contatos do candidato e de sua habilidade em apresentar-se nas igrejas.
Para ter permissão de mudar-se para o campo onde a igreja será implantada, o missionário deverá ter alcançado o sustento mínimo exigido. Cada projeto tem seus valores pré-determinados.
Dentro do cronograma, o missionário deverá descrever cada fase do seu trabalho. Exemplo: Primeiros contatos, local de cultos, atividades evangelísticas, etc.
Esta parte do PROJETO, o candidato poderá dividir da forma que achar melhor dentro de sua visão de implantação de uma nova igreja. Cada fase deverá constar detalhes de como se pretende alcançar os alvos estabelecidos.
IMPORTANTE: O missionário deve lembrar-se que um projeto missionário precisa ter: Começo, desenvolvimento e fim. O missionário deverá partir para novo projeto assim que der por terminado seu trabalho. Para sair deverá deixar um pastor no lugar com apoio da igreja implantada.
09- MÉTODOS A SEREM USADOS NO TRABALHO.
O missionário pode trabalhar em parceria com outros missionários, tanto da AMI quanto de outras missões, brasileiros ou não. Pode buscar apoio de igrejas mais próximas ou mesmo distantes que queiram investir no trabalho. Todo procedimento que envolva outras igrejas deverá ter aprovação da igreja enviadora e aval da AMI.
É importante que o missionário sempre tenha relatórios prontos sobre todos os trabalhos que desenvolver para que ao ser solicitado prestação de relatório pela missão ou pelas igrejas mantenedoras ele tenha condição de bem informar.
Métodos e materiais que forem utilizados devem ser catalogados e arquivados, pois poderão posteriormente ajudar a outros.
10- ORÇAMENTO DO PROJETO:
Nesta parte do Projeto, o candidato deverá colocar sua necessidade de sustento financeiro. O valor estabelecido deverá ter o mínimo e o máximo. Com o mínimo garantido, o missionário já terá autorização para mudar-se para o campo, mas haverá restrições sobre o tipo de trabalho que poderá ser desenvolvido, pois ele ainda terá que continuar viajando para completar o sustento.
As igrejas mantenedoras não devem ser envolvidas no sustento do trabalho, tais como, aluguel de salão, compra de imóveis, etc.... Tais colaborações sempre serão bem-vindas, mas o missionário não pode incluir em seu sustento tais custos. O ideal é que todos os gastos com aluguéis, terrenos, construções, etc, seja de iniciativa do próprio povo alcançado.
OBSERVAÇÃO FINAL:
O candidato deverá incluir na apresentação do projeto escrito, foto da família, fotos da cidade, local do projeto. Outras fotos serão bem-vindas.